top of page
  • Twitter Social Icon
  • LinkedIn Social Icon
  • Facebook Social Icon
Buscar

A comunicação na empresa

  • Foto do escritor: José Tejada
    José Tejada
  • 16 de jun. de 2019
  • 3 min de leitura

Estou cada vez mais convencido de que o processo de comunicação deve ser uma prioridade estratégica na,empresa. Penso que a maioria dos problemas enfrentados pelas empresas poderiam ser mais facilmente solucionados, se o processo de comunicação fosse otimizado.

Com o avanço absurdo da tecnologia, as empresas, hoje, podem se comunicar com uma velocidade nunca antes experimentada, ou seja, as empresas podem agilizar, de uma forma impressionante, o seu processo de comunicação.

Por isso, a primeira variável a ser considerada em um processo de comunicação é a velocidade. As informações em uma empresa devem circular de forma ágil e alcançar todos os setores da organização. A velocidade, com certeza, aumentará a eficácia do processo de uma forma exponencial.

Tendo um processo de comunicação ágil e eficaz, a empresa pode mais rapidamente solucionar os seus problemas, ganhando muito em termos de competitividade.

Porém, de uma forma geral, vemos que muitas organizações são lentas na resolução de problemas ou na tomada de decisões, mesmo tendo à sua disposição um ferramental tecnológico de primeiro mundo!

Qual a razão disso, você pode me questionar?

Penso que a questão-chave está no capital intelectual da empresa, ou seja, nos seus colaboradores.

Para que uma empresa agilize seu processo de comunicação é necessário, além de uma adequada tecnologia, que os seus colaboradores tenham uma atitude proativa. Essa atitude proativa significa, em primeiro lugar, a capacidade de usar, com inteligência, toda a tecnologia disponível, ou seja, ser tirar o máximo de toda a tecnologia disponível na empresa.

Os colaboradores precisam entender que os problemas precisam ser resolvidos, prezando sempre pela agilidade e qualidade da decisão. Não podemos viver deixando pendências em nosso dia a dia. Aparece o problema, precisamos ir atrás, dar um feedback ou resposta no menor tempo possível e com qualidade. Como escrevi acima, a velocidade com que a informação circula dentro de uma empresa é estratégica em todos os sentidos.

Por exemplo, quantas vezes, enviamos um e-mail e ficamos sem resposta? Reenviamos o mesmo e nada!

Hoje, isso acontece, infelizmente, também no whatsapp que é uma ferramenta maravilhosa em termos de tecnologia, pois em qualquer parte do mundo com um wi-fi consigo me comunicar com toda a minha lista de contatos instantaneamente. Alguns, inclusive, configuram esse aplicativo para que não possamos ver se a mensagem foi lida! Imaginem só!

Reparem, também, a caixa de mensagens de alguns colaboradores. Centenas de mensagens que simplesmente não foram lidas e nem serão ou mesmo a tela de início do seu computador, com uma centena de ícones que ocupam simplesmente toda a tela? Será que esses ícones são frequentemente usados? Acredito e aposto que não!

O fato é que não adianta ter em mãos a melhor tecnologia de informação, se eu não tenho um capital intelectual de qualidade (motivado para resolver rapidamente e com qualidade de tomada de decisão os problemas).

Além disso, penso que precisamos entender que quando uma empresa se comunica muito bem a “rádio peão”, “rádio corredor”, ou seja, toda a boataria é muito reduzida, o que pode melhorar de forma significativa o desempenho da empresa como um todo.

Acima de tudo, penso que o processo de comunicação é estratégico para uma empresa que quer aumentar continuamente a sua competitividade, aumentando consistentemente a sua participação de mercado.

O fato é que uma empresa que se comunica mal (lentidão no processo de comunicação) vai perder muitas oportunidades de mercado, afinal, o mercado exige cada vez respostas mais rápidas e precisas das empresas e, quem deixar a desejar nesse aspecto, vai ficar muito atrás dos seus concorrentes!


ree

José Tejada

Professor universitário, escritor, palestrante e coach, jrcdteja@ucs.br, Https://jrcdteja.wixsite.com/meusite

 
 
 

Comentários


  • Grey Twitter Icon
  • Grey LinkedIn Icon
  • Grey Facebook Icon

© 2023 by Talking Business.  Proudly created with Wix.com

Thanks for submitting!

SIGN UP AND STAY UPDATED!
bottom of page