Conhecimento não garante caráter!
- José Tejada

- 7 de set.
- 2 min de leitura
Como professor, sempre acreditei que o conhecimento pode melhorar consistentemente a vida das pessoas em muitos aspectos.
Aliás, todos os estudos, sociológicos e econômicos, sobre esse tema afirmam isso.
Porém, infelizmente, o estudo não pode proporcionar caráter (integridade) às pessoas.
Logicamente, o estudo da ética e moral, por exemplo, pode nos tornar mais conscientes da realidade e, também de nossos erros, mas, infelizmente, esse estudo não terá o poder de moldar o nosso caráter!
Aliás, não é à toa que percebemos toda a espécie de atos antiéticos e imorais de pessoas extremamente letradas e instruídas!
É claro que, sem sombra de dúvida, essas pessoas estão conscientes de seus erros, mas, mesmo assim, não modificam os seus comportamentos pelos mais diferentes motivos ou desculpas.
Verdade! Infelizmente a consciência dessas pessoas não faz que modifiquem os seus comportamentos deletérios ou posturas oportunistas.
Porém, como sempre alerto: um dia a consciência, inevitavelmente, falará mais alto e essas pessoas terão que se olhar no espelho e constatar a sua realidade (vão enxergar sem disfarces a sua essência).
E nesse dia, confesso, penso que terei pena dessas pessoas pelo que elas enxergarão!
O fato é que nesse dia espero ver algo, pelo menos, razoável com relação à minha pessoa. Se for assim, já estarei satisfeito, digamos assim, pois sou muito consciente de que não sou perfeito. Porém, sempre tento “trabalhar” minhas lacunas e pontos fracos (melhorar como ser humano em última análise).
Finalizando, ouso aconselhar: nunca brigue com a sua própria consciência (ela é a nossa melhor bússola). Mais do que isso, procure sempre estar em paz com ela, pois, ela é a nossa melhor amiga e conselheira.
Porém, se “brigarmos” com ela, com certeza, a mesma poderá se tornar o nosso pior algoz.

José Tejada
Professor universitário, psicanalista, escritor, palestrante e coach, jrcdteja@ucs.br, Https://jrcdteja.wixsite.com/meusite






Comentários