Destaque, reconhecimento e sucesso!
- José Tejada

- 27 de jul.
- 2 min de leitura
Penso que muitas pessoas buscam em sua vida essas três palavras que estão tão em voga atualmente. Logicamente, essas três palavras apresentam significados e contextos muito diferentes em todos os sentidos.
A questão do destaque significa que o meu desempenho foi superior aos outros em algum sentido, ou seja, sempre que eu desempenhar melhor do que os outros, eu me destacarei de alguma forma. Importante ressaltar que estou muito consciente de que o mundo não é só uma competição insana, mas isso não quer dizer que, em certo aspecto, quase sempre estamos competindo de alguma forma, tanto no aspecto pessoal como profissional.
Aliás, com o passar do tempo, pude perceber que a minha verdadeira competição é interna. Em outras palavras, almejo ser um pouco melhor todos os dias com relação a mim mesmo. Quero sempre melhorar a cada dia, não me comparando a ninguém, por isso, a minha verdadeira competição passou a ser comigo mesmo!
Já o reconhecimento, vêm de outras pessoas, ou seja, efetivamente, não depende de mim e nem do meu desempenho ou destaque. Sim! O fato é que eu posso me destacar da maioria e não ser reconhecido! Essa realidade é expressa de forma magnífica por Aristóteles: “A grandeza não consiste em receber honras, mas em merecê-las!”.
Finalmente, o sucesso consiste numa execução de qualidade (atingimento do resultado). Sempre que eu atingir um resultado (objetivo) obterei sucesso!
O mais interessante é que, nem sempre obter algum sucesso, vai me garantir destaque e muito menos reconhecimento em algum aspecto. De outra forma, a minha vida pode ser um autêntico (estrondoso) sucesso, sem nenhum de destaque ou reconhecimento. Reparem que redentor é isso!
O que eu preciso me conscientizar é que somente o sucesso vai depender do meu esforço, inteligência e dedicação e isso é o que realmente eu devo buscar em minha vida (alcançar meus objetivos de vida com correção (ética)), já que tanto o destaque quanto o reconhecimento, vão estar fora da minha alçada. E para dizer a verdade, eles (destaque e reconhecimento) nem são tão importantes assim (coisas do ego), afinal, penso que o maior sucesso é poder estar com a nossa consciência tranquila, sabendo que fizemos tudo o que estava ao nosso alcance com o que tínhamos de recursos naquele momento!

José Tejada
Professor universitário, psicanalista, escritor, palestrante e coach, jrcdteja@ucs.br, Https://jrcdteja.wixsite.com/meusite






Comentários