Férias são essenciais!
- José Tejada

- 27 de jan. de 2021
- 2 min de leitura
Por mais que gostemos de nosso trabalho ou profissão, a verdade é que precisamos, de vez em quando, nos afastar da nossa rotina diária de trabalho para que possamos recarregar as nossas baterias e voltarmos com energias renovadas em todos os sentidos, para enfrentar mais um ano de intenso trabalho (desafios).
O fato é que se soubermos realmente “descansar” em nossas férias, a nossa produtividade, com certeza, será maior quando retornarmos à nossa atividade laboral.
Mais do que isso, penso que o “descanso” é fundamental para que possamos nos recuperar de todo o stress inevitável que enfrentamos durante o ano.
Infelizmente, existem pessoas que somente trabalham e, simplesmente, não sabem se desligar da sua rotina laboral, ou seja, mesmo de férias, estão conectadas ou o que é pior, pensando no seu trabalho. Em função disso, não conseguem se recuperar do stress enfrentado, pois a sua mente não consegue se desligar do trabalho.
Algumas pessoas, inclusive, ficam em casa e depois de uma semana estão simplesmente entediadas, pois a sua vida está resumida somente ao trabalho e ponto final! Muito triste isso, mas penso que verdadeiro para algumas pessoas que o trabalho se tornou um Deus.
Por isso, para mim, férias é um período que eu tento, de todas as formas, me desligar da rotina.
Aliás, quando é possível, sempre procuro viajar, pois qualquer viagem vai te trazer muitos conhecimentos e aprendizados e o melhor; obrigatoriamente, vai te tirar da rotina.
Na verdade, considero que viajar é uma das melhores maneiras de aprender de um jeito muito leve, divertido, às vezes, até lúdico, mesmo quando já conhecemos esse lugar.
Além disso, quando viajo, também procuro fazer coisas diferentes, como experimentar novos pratos, realizar novos passeios, conversar e ouvir pessoas diferentes, etc.
O mais interessante é que gosto muito de ter férias agitadas; cada dia vou a um lugar diferente, ou seja, o hotel é só mesmo para dormir (risos). Em função disso, quase sempre as minhas férias, literalmente, voam e quando percebo, “infelizmente” já é hora de voltar. Mas essa volta também é redentora, pois gosto muito do meu trabalho e, por isso, voltar sempre me gera uma grande alegria, já que trabalho em minha vocação e, por isso, me considero um privilegiado.
Por outro lado, não posso negar que sempre volto, fisicamente, cansado, mas por outro lado, completamente renovado mentalmente, pois consegui, pelo menos, me desligar um pouco do meu trabalho.
Além disso, sempre que eu volto de uma viagem, volto, com certeza, diferente, pois sempre procuro aprender algo do lugar que visitei e isso, para mim, é fundamental, afinal, me considero um eterno aprendiz. E talvez, o mais importante: quem viaja sempre guarda lembranças maravilhosas em todos os sentidos, algumas simplesmente inesquecíveis.

José Tejada
Professor universitário, escritor, palestrante e coach, jrcdteja@ucs.br, Https://jrcdteja.wixsite.com/meusite






Comentários