O circo e o significado de uma equipe enxuta!
- José Tejada

- 22 de set.
- 1 min de leitura
Sempre ouvi falar em quase todas as empresas em que trabalhei que era, simplesmente estratégico, ter uma equipe enxuta!
Porém, penso que muito poucos gestores sabem exatamente o que significa realmente uma equipe enxuta.
Aliás, muitos gestores pensam, equivocadamente, que uma equipe enxuta é somente uma equipe reduzida, sobrecarregada e ponto final!
Ledo engano. Assistindo a uma apresentação circense no último final de semana, tive um exemplo prático do que realmente é uma equipe enxuta.
No final dos números desse circo, todos os artistas voltaram ao palco e agradeceram os aplausos e a presença da plateia. Nesse exato momento, percebi que os artistas eram em número reduzido, mas todos extremamente talentosos em suas atividades.
Aliás, no palco se encontravam o trapezista, a contorcionista, as ilusionistas, o equilibrista, os palhaços e os motociclistas (globo da morte).
O mais interessante é que essa equipe também era polivalente, pois alguns ajudavam em diversos números. Exemplificando: um motociclista participava, também, do número dos palhaços e assim por diante.
O fato é que esse circo me mostrou exatamente o que é uma equipe enxuta, ou seja, profissionais altamente talentosos, necessários e polivalentes em suas funções.
Além disso, uma equipe enxuta precisa saber trabalhar muito bem em equipe para dar conta do recado, ou seja, cada integrante precisa fazer o seu trabalho com excelência, pois a competência individual vai influenciar sobremaneira o resultado da equipe como um todo!
E na sua empresa meu prezado leitor?
Existe alguma equipe enxuta?
Espero sinceramente que sim, pois, caso contrário, a sua organização vai perder muito em termos de competitividade.

José Tejada
Professor universitário, psicanalista, escritor, palestrante e coach, jrcdteja@ucs.br, Https://jrcdteja.wixsite.com/meusite






Comentários