Sarna para se coçar!
- José Tejada

- 11 de mai. de 2020
- 2 min de leitura
Outro ditado que eu meu saudoso pai dizia era: Não procura sarna para te coçar, meu filho!
Na verdade, ele queria dizer para fazer o possível a fim de não entrar em desavenças completamente desnecessárias (inúteis).
O fato é que não é interessante procurar fazer inimigos gratuitos em nossa vida, pois vivemos em uma sociedade e, no final das contas, precisamos uns dos outros.
Porém, com o tempo, pude perceber que determinadas pessoas fazem questão de entrar em conflitos conosco. Penso que seja algo estritamente pessoal, ou seja, a razão ficou completamente de lado, essa é a verdade.
À medida que o tempo foi passando, pude me dar conta de que, quase sempre, não é interessante bater de frente com algumas pessoas, pois as mesmas carregam muitas frustrações e uma enorme infelicidade.
São pessoas completamente intolerantes em todos os sentidos, estando sempre prontas para comprar alguma briga com alguém, principalmente quando são cobradas ou, principalmente, contrariadas.
Quando eu era mais jovem, logicamente, eu até gostava de confrontar algumas pessoas, mas cheguei à conclusão, com o passar do tempo, de que, na grande maioria das vezes, isso era pura perda de tempo, pois as pessoas não vão mudar, ou seja, elas são como são e precisamos nos adaptar a isso.
Hoje, percebo, com muita clareza, que existem muitas pessoas frustradas e infelizes no mundo, embora quase ninguém admita isso (reparem nas redes sociais).
Por isso, acredito que não podemos nos deixar influenciar pelo mau humor, intolerância e a infelicidade alheias. Temos que tocar a nossa vida em frente com felicidade e gratidão, pois os problemas e dificuldades (desafios) são comuns a todos nós.
Mais do que nada, precisamos entender que todas as pessoas buscam a felicidade, mas poucas conseguem ser realmente felizes. E se somos felizes, independentemente do que possuímos em bens materiais, isso é o maior presente que podemos ter em vida.
De outra forma, ser feliz com o que temos é uma grande sabedoria em todos os sentidos, já que nos proporcionará um enorme sentimento de gratidão e paz de espírito, coisas muito raras nos dias de hoje.

José Tejada
Professor universitário, escritor, palestrante e coach, jrcdteja@ucs.br, Https://jrcdteja.wixsite.com/meusite






Comentários