Será que a idiotice vai vencer a razão?
- José Tejada

- 1 de nov.
- 2 min de leitura
Cada vez mais me convenço de que a falta de informação e conhecimento é deletéria para qualquer sociedade, principalmente quando hoje, praticamente, todos têm voz através das redes sociais (internet).
O fato é que, ultimamente, todo mundo parece ter uma opinião avalizada sobre qualquer assunto, independentemente da sua formação acadêmica (instrução), conhecimento do assunto ou mesmo experiência de vida.
Mais do que isso, “algumas” pessoas se arvoram como os verdadeiros e únicos reis da razão, considerando que os seus “argumentos” são inquestionáveis em todos os sentidos e ponto final, não aceitando qualquer espécie de contraditório.
Além disso, ai de quem não “pensar” ou concordar com eles! Essas pessoas serão execradas e “atacadas” sem piedade, sendo acusadas por coisas totalmente estapafúrdias em todos os sentidos (falta de conhecimento, instrução, posicionamento político, classe social, etc.).
Mas, o que mais me chama a atenção é que, em certo aspecto, a nossa sociedade perdeu quase que, totalmente, o senso crítico, ou seja, a capacidade de pensar e raciocinar por conta própria.
E o pior: quem tiver esse comportamento será, com certeza, atacado e acusado das coisas mais ignóbeis e sem sentido!
Aliás, hoje, percebo com muita tristeza, que estamos imersos em uma guerra de desinformação, onde as fake news, muitas vezes, vicejam livremente.
O fato é que, como escrevi acima, a internet deu voz a todos (inclusive aos idiotas - no sentido de falta de conhecimento específico e/ou senso crítico).
E o mais preocupante e triste é que algumas dessas pessoas possuem uma consistente formação acadêmica ou instrução, ou seja, teoricamente, deveriam prezar pelo senso crítico e, também, pela correção (ética). Porém, isso, infelizmente em nossa sociedade, não acontece, pois parece o que o mais importante é ter sempre a razão, independentemente da análise acurada dos fatos ou da realidade.

José Tejada
Professor universitário, psicanalista, escritor, palestrante e coach, jrcdteja@ucs.br, Https://jrcdteja.wixsite.com/meusite






Comentários