“A leitura me faz ir onde os meus pés não podem me levar!”
- José Tejada

- 29 de ago.
- 2 min de leitura
Faz um tempo que leio essa frase que está escrita em um pilar da elevada do Trensurb em São Leopoldo, quando estou fazendo a minha costumeira corrida matinal.
Realmente, tenho que admitir que a leitura pode ter esse verdadeiro poder, já que alguns livros, literalmente, nos fazem “viajar”, ou seja, conseguimos entrar e vivenciar o mundo do autor.
Além disso, podemos, inclusive, conhecer muitos lugares sem, nem mesmo, sair do nosso quarto. Mais do que isso, a leitura até pode nos proporcionar conhecimentos que nos passaram despercebidos quando, por ventura, estivemos nesse mesmo lugar.
Admito que aprendi muitas coisas lendo, depois de visitar alguns lugares e isso enriqueceu sobremaneira a minha cultura (conhecimento), pois acabei entendendo melhor a própria cultura e história do lugar.
Porém, o grande desafio me parece é pegar o hábito da leitura. O fato é que, tanto a leitura, como o estudo, não são comportamentos naturais do ser humano. Por isso, no início, precisamos ter alguma força de vontade até pegarmos, efetivamente, o gosto pela leitura.
Preciso confessar que só consegui pegar, verdadeiramente, o gosto pela leitura quando iniciei a lecionar na universidade. Mesmo, depois da minha pós, eu ainda não tinha a leitura como um hábito na minha vida.
Porém, já faz algum tempo (felizmente) que me tornei um leitor contumaz.
A realidade é que sempre tenho um livro ao meu alcance. Quando estou numa sala de embarque ou voo, no ônibus viajando para lecionar, estou com um livro aproveitando o tempo (lendo e aprendendo).
Além disso, a leitura pode ser algo desgastante intelectualmente falando, pois um livro pode nos fazer pensar e refletir profundamente (exercício intelectual).
Por outro lado, a grande parte da programação da TV é de fácil assimilação; quase tudo vem pronto e “mastigado” e, muitas vezes, não nos faz pensar, raciocinar ou interpretar o que estamos assistindo (esse é o grande perigo).
Em função disso, ouso aconselhar: troque um pouco do seu tempo de televisão (celular) por um bom livro que lhe proporcione gerar muito conhecimento para a sua vida (pessoal e profissional). Eu lhe garanto que você não vai se arrepender.
Além disso, procure preencher os seus tempos de espera lendo um bom livro e você ficará surpreso como pode aumentar significativamente o seu tempo de leitura diariamente.
Acima de tudo, com o tempo, pude perceber que o conhecimento, geralmente obtido através da leitura, efetivamente, transforma (muda) as pessoas (vida)! Pense nisso!

José Tejada
Professor universitário, psicanalista, escritor, palestrante e coach, jrcdteja@ucs.br, Https://jrcdteja.wixsite.com/meusite






Comentários