Vivendo e aprendendo!
- José Tejada

- 8 de nov.
- 2 min de leitura
Se eu pudesse descrever a minha rotina profissional seria: ler, estudar e aprender.
O mais “engraçado” é que quando conclui minhas graduações na universidade, confesso, eu não tinha gosto (hábito) pela leitura. Aliás, somente estudava o que o professor passava em aula e ponto final! Até eu comprava alguns livros, mas, lê-los era uma questão muito diferente.
Hoje, até sinto um pouco de vergonha em escrever isso, mas eu preciso sempre ser verdadeiro com vocês, meus prezados leitores.
Porém, quando comecei a lecionar em colégio público estadual à noite (matemática), aí sim, percebi a necessidade de aumentar os meus conhecimentos de uma forma consistente, até por uma questão de responsabilidade social, afinal, um professor deve prezar sempre pelo seu conhecimento (estar atualizado e sempre aprendendo), já que ele é, em grande parte, responsável pelo aprendizado de seus alunos.
A partir daí, comecei a ler e, com o tempo, acabei pegando gosto pela leitura.
Hoje, acabei me tornando um leitor compulsivo (sempre tenho um livro em mãos e às vezes, até leio dois livros ao mesmo tempo, pela minha inquietude e curiosidade).
O fato é que, com o tempo, acabei me encantando pelo conhecimento em si (como é inspirador e motivante ouvir (conversar) com uma pessoa que domina certo assunto).
Além disso, fico simplesmente impressionado como existem conhecimentos a adquirir nas mais diferentes áreas.
Aliás, o mais interessante é que praticamente tudo tem algum motivo ou explicação plausível (motivo de ser). Em função disso, leio livros de vários assuntos como motivação, liderança, história, marketing, ética, gestão, planejamento e assim vai.
Porém, talvez, o maior ensinamento que os livros me proporcionaram é que sempre posso aprender com tudo e com todos e, principalmente, aprender com a vida em si!
Com o tempo, percebi que tudo o que acontece em nossa vida (bom ou ruim) vem para nos ensinar, em última análise.
Até eu ousaria dizer que todas as dificuldades que vamos enfrentar, inevitavelmente, em algum período de nossa vida, poderão se converter em nossos mais preciosos ensinamentos ou lições. Inclusive, alguns autores escrevem sem medo de errar: benditas dificuldades!
A realidade é que, praticamente, tudo o que acontece em nossa vida, nós temos, pelo menos, alguma parcela de responsabilidade (você já se deu conta disso?)
A partir disso, concluo que o mais fascinante da vida é ter a capacidade de aprender, sempre, com tudo o que está ao nosso redor (natureza, lugares, pessoas e, principalmente, com tudo o que acontece em nossa vida), tirando lições que vão nos tornar, com o passar do tempo, melhores seres humanos em todos os sentidos.

José Tejada
Professor universitário, psicanalista, escritor, palestrante e coach, jrcdteja@ucs.br, Https://jrcdteja.wixsite.com/meusite






Comentários