O celular tomou conta da nossa vida!
- José Tejada

- 7 de nov.
- 2 min de leitura
É simplesmente impressionante o poder da tela de um celular. Aliás, onde quer que eu ande, percebo quase todas as pessoas conectadas com o seu smartphone.
Correndo, fazendo musculação na academia, almoçando, lecionando na universidade, na sala dos professores, enfim, em praticamente qualquer lugar, sempre alguém está, de certa forma, vidrado ou hipnotizado até, por esse aparelho.
Logicamente, quase sempre estou conectado para responder as demandas profissionais, mas, em alguns lugares, eu não levo mais o meu celular, pois isso me ajuda a melhorar muito o meu foco e desempenho. Um exemplo disso é na academia. Quando vou à academia, o celular não me acompanha simplesmente. Também quando vou correr.
O mais complicado é que o celular em si, é muito sedutor, ou seja, ficamos entretidos facilmente e, muitas vezes, simplesmente, não vemos o tempo passar.
Porém, precisamos nos conscientizar de que o tempo é o nosso mais valioso recurso, já que o mesmo é inexorável e simplesmente não volta. Também não podemos armazenar o tempo e, nem mesmo, calcular com exatidão, quanto do mesmo ainda nos resta em nossa vida.
Em função disso, eu estou tentando de todas as formas me policiar para não me tornar um escravo do celular e poder administrar o meu tempo de uma forma cada vez mais eficaz ou produtiva.
O fato é que o celular se tornou, infelizmente, um grande desperdiçador de tempo, quando o mesmo não é usado de forma inteligente (busca de informação e conhecimento, demandas profissionais, etc.).
Em função disso, ouso aconselhar: procure, de todas as formas, minimizar o tempo nas redes sociais (se você não trabalhar especificamente com elas logicamente) e você verá que conseguirá ser muito mais produtivo em seu dia a dia.
A verdade é que, mesmo planejando muito bem a nossa rotina (vida), obrigatoriamente, teremos que dizer não para diversas atividades, já que as mesmas não são as nossas verdadeiras prioridades.
Finalizando, não podemos esquecer de que a nossa vida é feita de escolhas, por isso, saiba escolher com sabedoria as suas grandes prioridades de vida, se dedicando a elas de corpo e alma, sendo que o resto deve, obrigatoriamente, ficar em segundo plano, ou seja, se sobrar algum tempo, até eu posso pensar em fazer.

José Tejada
Professor universitário, psicanalista, escritor, palestrante e coach, jrcdteja@ucs.br, Https://jrcdteja.wixsite.com/meusite






Comentários