A magia indiscutível do circo!
- José Tejada

- 21 de set.
- 2 min de leitura
O fato é que sempre gostei de ir ao circo acredito, desde criança.
Aliás, nesse último final de semana tive mais uma oportunidade de assistir a um espetáculo circense.
A verdade é que, talvez, o circo me recorde com muita força a minha infância que foi, sem dúvida nenhuma, extremamente feliz em todos os sentidos!
Também, o circo me traz a mais agradável recordação dos meus queridos pais quando eles me levavam ao circo junto com a minha irmã.
Começa o espetáculo e percebo, como sempre, a enorme alegria e energia das crianças presentes nesse circo, que aliás, possuía uma estrutura muito boa.
Entra o palhaço e percebo que a interação com as crianças é indiscutível. As crianças respondem e participam intensamente do número com esse palhaço se divertindo todo o tempo.
Como adulto, talvez eu, em um primeiro momento, ache um pouco bobo, mas por toda essa energia contagiante das crianças (respondendo em uníssono as falas desse palhaço, acabo entrando na onda e me divirto muito nesse número).
Realmente as crianças têm uma energia especial e são adoráveis simplesmente, pois sempre estão 100% presentes em cada momento.
Aliás, as crianças conseguem viver plenamente o momento presente e, por isso mesmo, o vivem com muita intensidade. Reparem que grande ensinamento essas crianças nos proporcionam: viver sempre com muita intensidade o momento presente!
Além disso, esse palhaço acabou sorteando para a plateia alguns brinquedos que eram vendidos nesse circo.
Ver aquelas mãozinhas levantadas esperando ganhar esses brinquedos, também, me comoveu sobremaneira, pois percebi nos olhos das crianças perto de mim, uma autêntica felicidade! Na verdade, um sentimento de esperança que sempre deveríamos ter, independentemente das circunstâncias envolvidas (nossos problemas e dificuldades).
Saí desse circo, depois de um eletrizante globo da morte (o último número) muito feliz e com a minha alma lavada, pois toda aquela energia simplesmente me contagiou.
Finalizando, essas crianças me mostraram que temos sempre que viver no momento presente e possuir uma esperança contínua em dias melhores, afinal, como já escrevi várias vezes, a vida é, apesar dos pesares, uma aventura simplesmente imperdível.

José Tejada
Professor universitário, psicanalista, escritor, palestrante e coach, jrcdteja@ucs.br, Https://jrcdteja.wixsite.com/meusite






Comentários