A vaidade e o trabalho em equipe!
- José Tejada

- 6 de abr. de 2021
- 2 min de leitura
Vaidade no dicionário significa qualidade do que é vão, vazio, firmado sobre aparência ilusória. Também significa valorização do que se atribui à própria aparência ou quaisquer outras qualidades físicas ou intelectuais, fundamentada no desejo de que tais qualidades sejam reconhecidas ou admiradas pelos outros.
A partir desse significado fica fácil verificar que a vaidade é um inimigo atroz do verdadeiro trabalho em equipe, pois os integrantes dessa equipe estarão muito mais preocupados consigo próprios do que com o resultado a atingir.
Em uma equipe onde a vaidade impera o grande objetivo de qualquer integrante é a sua promoção pessoal (reconhecimento próprio) e ponto final! A questão do objetivo organizacional vai sempre ficar em segundo plano, essa é a verdade.
De outra forma, interessa muito mais aparecer aos holofotes do que o resultado final do trabalho dessa equipe, pois o que mede essa equipe é a necessidade do reconhecimento ou mérito e não o resultado final.
Infelizmente, onde a vaidade impera, o verdadeiro trabalho de equipe não tem muita chance de prosperar, pois a questão do respeito profissional (empatia) não estará presente, pois cada um vai defender com “unhas e dentes” a sua posição e vai ser inflexível com as opiniões diferentes.
Na verdade, o verdadeiro trabalho em equipe deve gerar conflito, mas precisamos prezar pelo respeito mútuo no quesito de opiniões diferentes. Quando a vaidade toma conta da equipe, ninguém vai querer dar o braço a torcer, pois sempre vai considerar a sua a melhor opinião.
O fato é que a vaidade está muito presente no ambiente organizacional atual, onde o que mais importa, muitas vezes, é somente aparecer perante os holofotes (ganhar os “méritos”) e não com o efetivo resultado atingido pela organização.

José Tejada
Professor universitário, escritor, palestrante e coach, jrcdteja@ucs.br, Https://jrcdteja.wixsite.com/meusite






Comentários