top of page
  • Twitter Social Icon
  • LinkedIn Social Icon
  • Facebook Social Icon
Buscar

Correr atrás!

  • Foto do escritor: José Tejada
    José Tejada
  • 11 de jun. de 2020
  • 3 min de leitura

Cada vez mais, nos dias de hoje, precisamos ter muita iniciativa e motivação para correr atrás daquilo que realmente queremos para a nossa vida.

O fato é que não podemos, nem devemos, esmorecer, principalmente, em tempos difíceis, onde os perrengues e vicissitudes em nossa vida tornam-se uma constante.

Como meu pai sempre me alertou: Nada de valor cai do céu, meu filho! Você precisa se dedicar de corpo e alma para atingir o que você quer. De outra forma, ele estava me dizendo que eu precisaria ir atrás das coisas que eu mais queria (desejava) na vida e que havia um preço a ser pago.

Como joguei tênis, desde os meus nove anos, penso que aprendi isso dentro da quadra bem cedo. Na verdade, preciso admitir; passei, efetivamente, a maior parte da minha vida, correndo atrás de uma bolinha (risos)!

O Tênis, desde cedo, me mostrou que eu precisava ir atrás de tudo o que eu queria. Esse esporte, também, me mostrou que, nem sempre, conseguimos aquilo que queremos, ou seja, conseguimos chegar na bola em quadra.

Muitas vezes, no Tênis, mesmo correndo muito, eu não sabia se iria conseguir realmente chegar à bola para rebatê-la. Muitas vezes, inclusive, eu nem mesmo acreditava que eu pudesse chegar à bola, mas, para a minha surpresa e, também, do meu adversário, eu conseguia chegar e rebatê-la com qualidade.

Penso que quase nunca houve uma bola perdida para mim (sempre fui muito esforçado). Alguns adversários, inclusive me diziam: Tens essa mania de não desistir de nenhuma bola ou tentar rebater bolas impossíveis! Alguns eram ainda mais contundentes: Tens que perder essa mania de correr atrás de bolas perdidas!

“O sucesso é a paz de espírito proveniente da consciência de que você fez o maior esforço possível para se tornar o melhor dentro de seu potencial”.

John Wooden

A verdade é que se eu não tentar (lutar), efetivamente, nunca vou saber se eu vou conseguir atingir meus objetivos. Isso vale tanto para o Tênis, como para a vida.

Mais do que tudo, em nossa vida, precisamos de muita determinação. Determinação, tanto no sentido de saber o que queremos para a nossa vida, como para ir atrás disso.

Constato, hoje, com muita tranquilidade, que muitas coisas que aconteceram em minha vida, eu jamais esperei. Isso também se verificou no Tênis.

Por isso, aprendi que nunca é vão o esforço que fazemos para atingir os nossos objetivos de vida. Mais do que isso, nunca podemos desistir daquilo que realmente queremos para nós.

Acima de tudo, não podemos nunca abrir mão de nossos sonhos mais íntimos, sob pena deles se voltarem contra nós, em algum momento de nossa vida, sob a forma de terríveis frustrações ou decepções.

Com o tempo, pude aprender que a desistência, na maioria das vezes, é companheira inseparável da frustração (fracasso).

"Dedicação e entusiasmo – trabalhar duro e gostar do que se faz – não vão mudar, esse é o alicerce sobre o qual o sucesso é construído."

John Wooden

Logicamente, estou muito consciente de que eu não vou conseguir tudo o que quero em minha vida, mas vou “morrer” lutando por uma questão de princípios, pois essa é a minha essência e, principalmente, porque isso me deixa em paz com a minha própria consciência.

“Desistir, recuar ou se render é fácil demais. Nunca faça isso. Tente de novo e de novo. Tente com mais empenho, mais inteligência, porém não deixe de tentar.”

John Wooden




ree



José Tejada

Professor universitário, escritor, palestrante e coach, jrcdteja@ucs.br, Https://jrcdteja.wixsite.com/meusite

 
 
 

Comentários


  • Grey Twitter Icon
  • Grey LinkedIn Icon
  • Grey Facebook Icon

© 2023 by Talking Business.  Proudly created with Wix.com

Thanks for submitting!

SIGN UP AND STAY UPDATED!
bottom of page