Ninguém tem a obrigação de ajudar!
- José Tejada

- 6 de set.
- 2 min de leitura
Pode parecer um tanto cruel essa afirmação, porém a mesma, eu penso, retrata uma realidade.
O fato é que cada um é, em última análise, é o maior responsável pela sua própria vida e pelas suas próprias decisões!
A realidade é que, felizmente, somos livres para decidir o que fazer da nossa vida, mas sempre seremos responsáveis pelas consequências de nossos atos ou comportamentos!
Logicamente, fico muito feliz em poder ter ajudado várias pessoas, sem pensar em qualquer retribuição ou vantagem.
Aliás, acredito que a minha missão aqui tem muito a ver com ajudar as outras pessoas, principalmente, as que não tiveram as grandes oportunidades que a vida me proporcionou em muitos aspectos.
Mais do que isso, penso que, quem ajuda só tem a ganhar com isso. Quando ajudamos alguém (de coração), nos sentimos úteis e necessários nesse mundo.
Porém, mesmo ajudando as pessoas, inevitavelmente, seremos alvos de críticas e, principalmente, de ingratidão, por mais paradoxal que isso possa parecer.
O pior é que várias pessoas que ajudamos vão nos virar as costas depois, por um ou outro motivo.
Mesmo assim, a verdade é que não me arrependo de ter ajudado pessoas que jamais reconheceram isso, pois acredito que acabei realizando a minha missão em certo sentido e, com certeza, fui muito recompensado por isso indiretamente.
A única coisa que, de alguma maneira, me deixa desesperançoso é perceber que, algumas pessoas, não pensam duas vezes em prejudicar os outros (puxar o tapete). Isso mesmo! São pessoas que, em hipótese alguma, pensam nos outros e somente querem defender seus interesses próprios.
Finalizando, reitero que ninguém tem obrigação de ajudar, porém, se você não quer ajudar, pelo amor de Deus, tente não prejudicar ninguém, afinal, a maldade é como um bumerangue, ou seja, ela vai e volta!
De outra forma, mais cedo ou mais tarde, a vida vai te devolver, de alguma maneira, tudo o que fizestes ou deixastes de fazer pelos outros!
Em suma, pense que você sempre pode fazer a diferença, ajudando os outros (não custa muito e você ainda vai se sentir muito bem), afinal o sol, definitivamente, nasceu para todos!

José Tejada
Professor universitário, psicanalista, escritor, palestrante e coach, jrcdteja@ucs.br, Https://jrcdteja.wixsite.com/meusite






Comentários