top of page
  • Twitter Social Icon
  • LinkedIn Social Icon
  • Facebook Social Icon
Buscar

O dinheiro como teste de caráter!

  • Foto do escritor: José Tejada
    José Tejada
  • 8 de jun. de 2021
  • 2 min de leitura

Acredito que o dinheiro é um dos grandes testes de caráter de uma pessoa.

Aliás, é só analisar o que fazem as pessoas ricas com os seus recursos financeiros para se ter uma ideia do caráter das mesmas, eu diria.

Algumas pessoas, realmente, são muito altruístas, ajudando muito as pessoas mais necessitadas, das mais diversas formas. Inclusive, algumas, não querem nem aparecer, pois são avessas a esse tipo de promoção pessoal (muito raro hoje em dia).

Porém, outras pessoas são extremamente individualistas e parece que, com o tempo, sempre querem ganhar mais dinheiro, embora já tenham uma vida de luxo e, até, opulência.

Infelizmente, parece que o dinheiro consegue despertar a ganância em algumas pessoas, pois nunca é suficiente.

Além disso, o dinheiro até pode acabar corrompendo essas pessoas, já que, algumas, não se importam em trapacear, mentir, enganar ou mesmo manipular os outros, em função de seus interesses financeiros.

A verdade é que o dinheiro mexe com o ego das pessoas e, por isso, várias fazem dele o seu verdadeiro Deus, medindo os outros somente pelos seus bens materiais.

O mais interessante é que, algumas pessoas, já se tornam pedantes e arrogantes quando apenas conseguem ganhar um pouco mais de dinheiro. O mais engraçado é que essas pessoas acabam se comportando como ricas, mesmo não sendo (risos).

Porém, minha experiência me mostra que, geralmente, as pessoas mais arrogantes são aquelas que ganharam a sua riqueza, através de uma herança ou coisa parecida. Talvez, essas pessoas se tornem tão arrogantes, por não saberem o trabalho que a sua família teve para construir esse patrimônio.

Por outro lado, as pessoas que vieram de baixo e construíram o seu patrimônio financeiro com as próprias mãos, geralmente, não se tornam arrogantes, pois estão conscientes do trabalho, esforço e dedicação que empreenderam para tal.

Meu querido pai tinha um pensamento bem interessante sobre o dinheiro. Ele dizia com muita sabedoria: Ter muito dinheiro ou muito pouco dinheiro sempre vai gerar problemas.

Se eu tiver muito dinheiro, posso começar a duvidar se as pessoas são realmente minhas amigas ou estão comigo somente por conveniência ou interesse. Também, posso me tornar escravo desse dinheiro, somente economizando o mesmo e deixando de usufruir de tudo que o dinheiro pode me proporcionar.

O mais triste é que, algumas pessoas, “vivem” como pobres, apesar de serem ricas.

Já, se os meus recursos financeiros forem muito exíguos, talvez, nem mesmo, as minhas necessidades básicas, eu consiga atender. Além disso, muitos projetos de vida poderão ficar somente no papel, essa é a verdade.

Como meu pai dizia, talvez, o dinheiro na medida certa seja o ideal para a nossa vida.

Acima de tudo, penso que não podemos mudar a nossa essência pelo dinheiro, afinal, tudo nessa vida é provisório e caixão, literalmente, não tem gaveta!



ree

José Tejada


Professor universitário, escritor, palestrante e coach, jrcdteja@ucs.br, Https://jrcdteja.wixsite.com/meusite




 
 
 

Comentários


  • Grey Twitter Icon
  • Grey LinkedIn Icon
  • Grey Facebook Icon

© 2023 by Talking Business.  Proudly created with Wix.com

Thanks for submitting!

SIGN UP AND STAY UPDATED!
bottom of page