Pingo de inveja!
- José Tejada

- 3 de jul. de 2023
- 2 min de leitura
Já escrevi alguns textos sobre esse sentimento tão presente em nossa sociedade hoje em dia que é a inveja.
O mais interessante é que nenhum invejoso tem a coragem de assumir esse sentimento, pois sabe que o mesmo não é bem visto e o que é pior: não é nenhum pouco salutar.
Logicamente, se você obter algum sucesso ou realização você, com certeza, mais cedo ou mais tarde, será objeto de gente invejosa. Infelizmente, não há como escapar disso.
Aliás, mesmo se você não obtiver realizações, mas estiver simplesmente feliz (satisfeito) com a sua própria vida, também, nesse caso, os invejosos aparecerão na sua vida, às vezes, até dentro da sua própria família (o que é mais triste).
O fato é que as pessoas, de uma forma geral, adoram fazer comparações e por isso, muitas vezes, estão mais preocupados com a vida dos outros do que com a sua própria vida, infelizmente.
Penso que cada pessoa é diferente e, por isso, possui objetivos diferentes em sua vida. De outra forma, o significado de sucesso ou realização varia de pessoa para pessoa, ou seja, é algo muito individual em todos os sentidos.
O interessante é que podemos perceber facilmente se somos objeto de inveja (independentemente das nossas posses materiais), pois as pessoas nos dão muitas pistas disso, ou seja, percebemos, com muita clareza, os pingos de inveja. E esses pingos de inveja se referem às preocupações das pessoas com a nossa vida, com o que estamos fazendo e por aí vai (vide redes sociais).
Por isso, fique atento a esses pingos de inveja e, em função disso tente, se possível, não conviver com esse tipo de pessoa.
A realidade é que já faz um bom tempo que evito fazer comparações de qualquer tipo, exceto comigo mesmo.
Na verdade, tento sempre melhorar o meu desempenho profissional e, também, pessoal (como ser humano).
Aliás, com o tempo, cheguei à conclusão de que não estou nesse mundo para me comparar com qualquer pessoa, mas para lutar em ser um pouco melhor a cada dia. De outra forma, hoje eu luto para ser melhor do que ontem, amanhã lutarei para ser melhor do que hoje.
Além disso, acredito que é algo admirável ter a capacidade de nos alegramos com as conquistas das pessoas que nos são mais caras. Inclusive, penso, que a verdadeira amizade ou amor, acontece quando ficamos até mais felizes do que a pessoa que obteve essa conquista (sucesso).

José Tejada
Professor universitário, psicanalista, escritor, palestrante e coach, jrcdteja@ucs.br, Https://jrcdteja.wixsite.com/meusite






Comentários