top of page
  • Twitter Social Icon
  • LinkedIn Social Icon
  • Facebook Social Icon
Buscar

Sempre podemos voar alto!

  • Foto do escritor: José Tejada
    José Tejada
  • 23 de ago.
  • 2 min de leitura

Nas nossas últimas férias na Costa Rica, tínhamos um trecho aéreo interno (o único diga-se de passagem) de Tamarindo (que fica no litoral do Pacífico) para a capital San José.

Tamarindo é uma cidade litorânea muito bonita e com uma biodiversidade espantosa, como toda a Costa Rica em si.

Saímos de manhã rumo ao “aeroporto” de Tamarindo, na verdade, uma espécie de aeroclube. Quando fizemos o check-in, logicamente pesaram a nossa bagagem e também nos pesaram (risos).

Por isso, deduzi que o nosso avião seria mesmo de pequeno porte, na verdade um monomotor turboélice.

Como fui um dos últimos a entrar no avião, tive que ir me espremendo pelo reduzido corredor entre os bancos até sentar atrás dos pilotos (o único lugar que estava vago).

Sentei, afivelei o meu cinto e fiquei pensando: esse avião deve voar em pequena altitude, com certeza, até chegar à San José (voo de uma hora aproximadamente).

Ledo engano, o avião decolou e subiu muito alto, como se fosse um Boeing ou Airbus. Aliás, lá de cima, a vista era maravilhosa em todos os sentidos (boa parte do voo acompanhando o Pacífico com aquele seu azul escuro característico).

 O voo foi tranquilo e, para mim, passou muito rápido, também, pela belíssima paisagem que pude desfrutar durante quase toda a viagem.

Mas, o mais importante foi que aquilo me fez perceber que, talvez, mesmo que a gente possua algumas limitações, podemos quase sempre “voar alto”, como esse pequeno avião.

Mais do que isso, muitas vezes, pensamos, equivocadamente, que se não possuirmos os melhores recursos (motores), não poderemos realizar um excelente trabalho (voar alto)!

É lógico que não! Com comprometimento, foco e disciplina, todos nós podemos alcançar os nossos objetivos (fazer a diferença), mesmo, não possuindo os recursos mais adequados.

Na empresa também é assim: uma gestão competente (de ponta) compensa, muitas vezes, a falta de recursos em termos de tecnologia, sistemas, processos, pessoas, etc.

Além disso, essa vivência me lembrou de que, nós, seres humanos, temos a grande capacidade de nos superar constantemente, mesmo enfrentando todo o tipo de dificuldades (adversidades).

O fato é que, muitas vezes, nem nós mesmos estamos conscientes de nosso verdadeiro potencial (valor, talento, habilidades e resiliência), ou seja, de como podemos realmente voar alto!

 

ree

 José Tejada

 

Professor universitário, psicanalista, escritor, palestrante e coach, jrcdteja@ucs.br, Https://jrcdteja.wixsite.com/meusite

 

 

        

 

 

 
 
 

Comentários


  • Grey Twitter Icon
  • Grey LinkedIn Icon
  • Grey Facebook Icon

© 2023 by Talking Business.  Proudly created with Wix.com

Thanks for submitting!

SIGN UP AND STAY UPDATED!
bottom of page