Velocidade e foco!
- José Tejada

- 28 de mar. de 2021
- 2 min de leitura
Atualizado: 30 de mar. de 2021
Já faz um bom tempo que gosto de pinturas de quadros, por isso, em meu apartamento tenho diversos quadros pendurados nas paredes.
O mais interessante é que são determinados quadros que nos prendem à atenção (quadros que gostamos). Acredito que isso tem muito a ver com a nossa personalidade (maneira de ser).
O fato é que nos identificamos com alguns quadros que nos cativam pela sua mensagem, leveza, expressão ou, mesmo até, intensidade. Alguns quadros, também, podem nos trazer doces lembranças de lugares que conhecemos e que ficaram presentes em nossa memória.
Além disso, gosto muito de conversar com os pintores desses quadros para saber o que de fato eles queriam transmitir com o seu quadro, pois a interpretação do mesmo pode variar de pessoa para pessoa.
Inclusive já aconteceu de, depois de conversar com o autor da obra, mudar a minha visão e até a opinião do quadro, pois consegui entender exatamente aquilo que o artista realmente queria representar ou transmitir com a sua obra.
A verdade é que gosto muito de paisagens de cidades e, também, de quadros que retratem belezas naturais como praias, cânions, rios, montanhas, etc. Por isso, em tese, não gosto muito de quadros abstratos, essa é a verdade.
Porém, na semana passada, acabei adquirindo um quadro abstrato que me impactou bastante, desde que vi o mesmo na página de um artista de minha cidade na rede social.
Esse quadro me cativou porque me passou uma mensagem de velocidade e foco. Vendo o mesmo eu imaginei uma pessoa correndo velozmente com um olhar extremamente focado (determinado). Isso mesmo! Esse quadro me passou a ideia de velocidade e foco.
Em outras palavras o quadro passou, para mim, muita intensidade, a intensidade do movimento que sempre me fascinou.
Aliás, são duas características (velocidade e foco) que, tanto as organizações, como as pessoas, precisam ter hoje em dia, se quiserem ter sucesso em seu planejamento, num mercado tão instável e volátil.
Foco para saber o que exatamente querem e velocidade para aproveitar as oportunidades oferecidas pelo mercado que, se não forem aproveitadas rapidamente pela organização, essa é a verdade, serão aproveitadas pela concorrência.
Por isso, mais do que nunca, precisamos ter foco em nossas atividades diárias (saber exatamente o que deve (precisa) ser feito) e velocidade, ou seja, rapidez de execução (sem deixar de lado a qualidade logicamente), pois em um mercado tão competitivo, quem não corre, simplesmente, voa.
De outra forma, simplesmente não há tempo a perder, se quisermos vencer em um mercado cada vez mais exigente (competitivo), em todos os sentidos.
Finalizando, quando fui adquirir esse quadro no atelier do artista (Biba Jacques) na sexta passada, aqui em São Leopoldo, fiz questão de perguntar ao próprio Biba o que ele quis realmente representar com esse quadro. Ele respondeu: Velocidade! Imagino um “louco” correndo por aí!

José Tejada
Professor universitário, escritor, palestrante e coach, jrcdteja@ucs.br, Https://jrcdteja.wixsite.com/meusite






Comentários